Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, participa da abertura do 1º Seminário Estadual de Arranjos Produtivos Locais na capital

Publicado em: 14 de outubro de 2019

Abertura aconteceu nesta segunda-feira (14) no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; evento promove debates sobre as novas políticas dos APLs

Nesta segunda-feira (14), o Vice-governador Rodrigo Garcia e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, participaram da cerimônia de abertura do 1º Seminário Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APLs) no auditório da Pasta, na capital paulista. O Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, e o Deputado Federal Vitor Lippi também estiveram na solenidade.

O Seminário é uma iniciativa do Governo de SP com o apoio do Sebrae-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que tem como objetivo promover dois dias de debates sobre as novas políticas relacionadas aos Arranjos Produtivos Locais. O evento é destinado às secretarias de Desenvolvimento, Prefeituras paulistas, Instituições de Ensino, associações e sindicatos representativos dos setores, entre outros. Amanhã (15), além do segundo dia de palestras, haverá também um encontro de negócios com entidades e empresas promovido pelo Sebrae-SP.

“Estamos celebrando um momento bastante importante. Buscamos reunir os agentes que compõem os APLs para juntos implementarmos a nova etapa de desenvolvimento econômico regional deste programa. Seguimos firmes no compromisso de geração de oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo no Estado de São Paulo”, afirmou a secretária Patricia Ellen.

O Vice-governador, que também esteve à frente da Pasta em 2013, ressalta a importância dos Arranjos Produtivos Locais para estimular o desenvolvimento das regiões. “Entendo que o fomento aos APLs favorece a geração de uma rede estratégica e regionalizada de infraestrutura das cadeias produtivas, promovendo o desenvolvimento local”.

Os APLs são aglomerados regionais de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, auxiliadas por políticas públicas de desenvolvimento. O Estado de São Paulo conta com 50 APLs formados em diversos municípios. As instituições localizadas nos arranjos produzem inúmeros tipos de produtos em cidades que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como por exemplo no ramo de calçados, aeroespacial, produção têxtil, entre outros.

Tags Relacionadas

Unicamp realizará evento dedicado à cultura negra na universidade

Governo de SP realiza primeiro mutirão do Empreenda Rápido Gastronomia em São José do Rio Preto