Centros de Inovação Tecnológica

Centro de Inovação Tecnológica (CIT) é um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos. Nesse sentido, a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec) foi criada para disseminar a cultura da inovação nos municípios, estimulando a instalação de centros locais.

O centro pode operar laboratórios, fornecer serviços de apoio tecnológico e certificação da qualidade, verificação de produtos e processos, entre outras atividades. Pode prever a formação de mão de obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associado a incubadoras de empresas de base tecnológica.

+ INFORMAÇÕES PARA MUNICÍPIOS

Para solicitar o apoio da Pasta na implantação de um CIT, o interessado deve encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico um ofício demonstrando a articulação do sistema local de inovação, a base econômica do município e informações sobre a existência de incubadoras de base tecnológica e organizações (produtivas locais, de fomento, de ensino e pesquisa, financeiras, públicas, de comércio, de infraestrutura comum e coordenação de classe).

Após análise e aprovação do projeto pela equipe técnica, o interessado deverá ser assinar um protocolo de intenções com a Secretaria, elaborar um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira e um plano de negócios, além de providenciar o credenciamento na RPCITec.