Governo de SP realiza primeira atividade do Exporta SP no Vale do Ribeira

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, participou do evento aberto às empresas que pretendem iniciar sua jornada exportadora

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a InvestSP realizaram nesta terça-feira (18) a primeira atividade do Exporta SP – Programa Paulista de Capacitação para Exportações, em Registro. A iniciativa é uma ação do Programa Vale do Futuro, lançado em 2019 para alavancar o desenvolvimento do Vale do Ribeira.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, ressaltou a importância do programa para a região: “O Exporta SP é uma grande oportunidade para as empresas. Já temos muitas ações concretas acontecendo e o primeiro exemplo disso é aqui no Vale do Futuro. Vamos garantir que esse programa rode e ofereça benefícios rapidamente para o Vale do Ribeira”, comentou.

Com apoio da Prefeitura de Registro, Sebrae e Codivar, o evento aconteceu na primeira edição do “InvestSP na sua Região”, ação que irá percorrer diversas regiões do estado para capacitar gestores municipais na atração de investimentos e empresários no processo de exportação.

Durante a tarde, o programa Exporta SP realizou o Encontro com Experts de Exportações, voltado para micro, pequena e médias empresas e startups que tenham interesse em exportar ou ampliar seus mercados. Os exportadores da região do Vale do Ribeira estão contemplados na primeira fase do Exporta SP e já podem se inscrever gratuitamente para o processo seletivo do programa.

Para participar do Exporta SP, as empresas precisarão se cadastrar no site da InvestSP (www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp) e passar por processo seletivo que avaliará o atual estágio para acesso ao mercado externo. Depois, a empresa receberá a visita de um consultor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.

Sobre o Exporta SP

Será o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado, incluindo pela primeira vez startups e o setor de serviços em seu escopo de atuação. Poderão participar micro, pequenas e médias empresas que ainda não exportam ou que já atuam no comércio internacional e queiram expandir seus mercados.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico é responsável por atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica para a retomada do crescimento econômico do Estado. A Pasta também oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais do mercado, gerando oportunidade de trabalho para todos.

Sobre a InvestSP

A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é uma organização social ligada à Secretaria da Fazenda e Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio de contrato de gestão. A agência tem como missão desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.