Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa do Governo na Área da região do ABCD

Durante o evento foram entregues certificados para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região

Aconteceu nesta sexta-feira (03), em São Bernardo do Campo, mais um Governo na Área, que contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Durante o evento a pasta anunciou as vagas repactuadas do Bolsa Trabalho para a região do ABCD e atendeu prefeitos e autoridades da região. Participaram da cerimônia, o Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e a Secretária Executiva, Marina Bragante.  Durante o evento, foram entregues dois certificados dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região, como as de Cosméticos e Móveis. A Secretária Executiva atendeu os representantes dos respectivos segmentos e concedeu os reconhecimentos. Os APLs são aglomerados regionais de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, auxiliadas por políticas públicas de desenvolvimento. O Estado de São Paulo conta com 84 APLs, em fase de reconhecimento, formados em diversos municípios. As instituições localizadas nos arranjos produzem inúmeros tipos de produtos em cidades que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como por exemplo no ramo de calçados, aeroespacial, produção têxtil, entre outros. Reconhecimento e Recadastramento de APLs O processo de reconhecimento e recadastramento de APLs consiste na abertura de edital para interessados em obter a certificação pelo Governo do Estado (ou recadastramento, para o caso de cidades ou regiões que pretendem seguir no programa). Neste processo, é necessário o preenchimento de formulário e envio de documentos comprobatórios para fins de análise.  Uma vez reconhecidos, ou recadastrados, os APLs são classificados por nível de maturidade: aglomerado, em desenvolvimento, consolidado e maduro. O nivelamento é utilizado para promover ações específicas de acordo com cada categoria. Atualmente, mais de 500 municípios contam com ao menos 1 APL reconhecido e/ou em fase de recadastramento no estado de São Paulo. Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.  Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.    No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza,  Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Estado de São Paulo bate recorde com 94 mil empresas abertas no primeiro quadrimestre

Governo de São Paulo realiza Mutirão do Emprego e Empreendedorismo, em Taubaté