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Relação de Autoridades
Jorge Lima - Secretário de Desenvolvimento Econômico
Formado em engenharia mecânica pela PUC de Minas Gerais em 1984, Jorge trabalhou na Sudecap e Vale. Além disso foi diretor executivo da Cushman Wakefield. Desde 1995, Presidente de grandes empresas. Entre elas:
Semco Jonhson Controls, ISS Service System, SMV Facilites, Semco Serviços Integrados (com negócios em BPO, Recursos Humanos, Energia, Tecnologia, Construção, Educação e Consultoria), AGV Logistica e BRF Latam (Sadia e Perdigão). Desde 1998 é empresário com sociedade em diversas empresas em diferentes segmentos. Também é conselheiro de diversas grandes empresas.
Em 2020 e 2021 foi Assessor Especial do Ministério da Economia.
Em 2022 foi um dos coordenadores da Campanha do Governador Tarcísio de Freitas.
Desde janeiro de 2023 é Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Juliana Cardoso - Secretária Executiva
Engenheira Ambiental, Mestre em Administração de Empresas pela FGV, com ênfase em Empreendedorismo pela Babson College e Mestre em Administração Pública pela Columbia University. No setor privado atuou com Gestão Ambiental. Foi Secretária Adjunta de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá (SP); Coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável na Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, responsável pela extensão rural e assistência técnica, Coordenadora de abastecimento e Segurança Alimentar e Chefe de Gabinete da pasta.
Também foi Gerente de Relações Institucionais da InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, organização social ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além disso, foi Chefe de Gabinete da presidência da Desenvolve SP, instituição financeira de crédito que atua como agência de fomente e desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Tânia Dias - Chefe de Gabinete
Profissional com ampla experiência em criação e execução de Campanhas de Marketing Digital e Audiovisual, Desenvolvimento de Identidade Visual e Gestão de Equipes Criativas. Bacharel em Marketing, Tânia Dias tem ampla experiência na inicia privada no mercado, com expertise em Marketing Estratégico, Comunicação e Liderança de Equipes, Gestão de Projetos, Liderança, Vendas e Negociação. Teve passagens por cargos de direção e assessoria em produtoras de vídeo, campanhas políticas e design gráfico.
Atualmente, exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta que estava exercendo anteriormente a função de Diretora Regional de São José do Rio Preto. Dentre as suas responsabilidades, Tânia Dias supervisiona as Assessorias de Comunicação, Imprensa e Cerimonial da Secretaria.
Subsecretaria de Gestão Coorporativa
Jorge Tatino Junior - Subsecretário de Gestão Coorporativa
Pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política, bacharel em Administração de Empresas pela ESAMC de Sorocaba. Foi conselheiro fiscal da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano – EMPLASA e da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico atuou como Coordenador de Operações das Políticas de Emprego e Renda; Coordenador da Unidade de Planejamento e Avaliação e do Grupo Setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Pública (GSPOFP) e Gerente Financeiro do Programa de Fortalecimento da Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais, programa realizado em parceria com o BID, SEBRAE e Governo do Estado, com apoio da FIESP. Concursado do Centro Paula Souza como Analista de Suporte e Gestão (Administrador).
Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico Regional
Júlia da Motta - Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional
Bacharela em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursa Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Desenvolvimento Econômico e Finanças Públicas pela PUC Minas. Atua como Subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, colaborando na formulação e implementação de políticas públicas focadas na promoção da competitividade e do desenvolvimento econômico e territorial do Estado de São Paulo.
Já atuou na assessoria superior do gabinete da Casa Civil do estado do Rio Grande do Sul, auxiliando no desenho e planejamento de políticas e programas voltados ao desenvolvimento econômico sustentável e exerceu a função de Coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, onde coordenou o processo de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, primeiro plano de desenvolvimento econômico da cidade, lançado em janeiro de 2022. Tem experiência nas áreas de desenho e análise de políticas públicas, elaboração e gestão de projetos e advocacy.
Diretoria de Desenvolvimento Setorial e Competitividade
Robson Zanovello - Diretor de Desenvolvimento Setorial e Competitividade
Sociólogo formado pela Universidade de São Paulo e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Possui sólida trajetória no setor público, com ampla experiência na gestão de políticas públicas e condução de projetos estratégicos. Tem como foco a promoção de inovações que contribuam para a formulação de estratégias e soluções eficazes para desafios públicos. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Diretor de Desenvolvimento Setorial e Competitividade, onde atua no fortalecimento dos setores produtivos, na revitalização do parque industrial paulista, na internacionalização de negócios e na produção de inteligência e análise estatística de dados setoriais.
Felipe Pasini Paez Martinez - Coordenador de Políticas de Desenvolvimento Setorial e Competitividade
Possui formação acadêmica multidisciplinar, com sólida base nas áreas de Direito, Economia e Gestão Pública. É mestre em Ciências Econômicas pela UNESP e graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP. Também é graduado em Direito pela UNIP e possui pós-graduação em Direito Administrativo pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM/SP. Atualmente, cursa o MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais na FGV/SP. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Coordenador de Políticas de Desenvolvimento Setorial e Competitividade. Antes de assumir essa posição, atuou como Assessor III na mesma subsecretaria. Sua carreira no setor público inclui passagens pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) como Assessor Técnico de Registro Público e pela Prefeitura Municipal de São Paulo, onde participou da Residência em Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Aryane Cavalcante França - Coordenadora de Estudos e Análises Econômicas
Economista formada pela PUC-SP, com Especialização em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Big Data para Negócios pelo IBMEC. Possui uma trajetória consolidada que integra os setores público, privado e terceiro setor, conferindo uma visão sistêmica e versátil. Com experiência em inteligência territorial e análise de dinâmicas econômicas, seu foco está na formulação e avaliação de políticas públicas baseadas em evidências. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Coordenadoria de Estudos e Análises Econômicas, onde auxilia no impulsionamento de iniciativas de inovação no setor público, utilizando inteligência artificial e análise de dados para promoção do desenvolvimento econômico regional. Também, coordena estudos sobre cadeias produtivas locais, desenvolvimento setorial e territorial e competitividade regional e é responsável pelo desenvolvimento de metodologias, indicadores e análises para subsidiar a tomada de decisão e o embasamento de políticas, programas e ações.
Diretoria de Desenvolvimento Regional e Territorial
Caio Marinelli - Diretor de Desenvolvimento Regional e Territorial
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com trajetória que abrange os setores de construção civil, desenvolvimento urbano e políticas públicas. Acumula sólida experiência no desenvolvimento e gestão de projetos, análises de dados e implantação de sistemas de georreferenciamento. Ao longo de sua carreira, evoluiu para funções estratégicas, com foco em planejamento territorial, mapeamento de cadeias produtivas e formulação de políticas públicas. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Diretor de Desenvolvimento Regional e Territorial, onde co-lidera iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico e regional, cidades inteligentes e ao fortalecimento da gestão pública com base em dados e estratégias de impacto territorial.
João Vitor Soares Gil - Coordenador de Implementação Local
Advogado e especialista em Direito Administrativo (FGV-SP). Com o conhecimento jurídico adquirido ao longo de anos de atuação na Administração Pública, contribui para a formulação, implementação e execução de Políticas Públicas para Competitividade e Desenvolvimento Econômico. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Coordenador de Implementação Local, liderando os projetos e parcerias regionais no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Diretoria de Implementação de Programas de Desenvolvimento Econômico
Felipe Vieira Alves - Diretor de Implementação de Programas de Desenvolvimento Econômico
Advogado com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e escritórios de advocacia, é especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo INSPER e, atualmente, cursa MBA em ESG e Negócios Sustentáveis pela USP/ESALQ. Possui sólida atuação nas áreas de relações trabalhistas, negociação sindical, representação institucional e relações governamentais. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Diretor de Implementação de Programas de Desenvolvimento Econômico, liderando o time de Chefes de Serviço em apoio aos programas da Pasta nas 16 Regiões Administrativas do Estado. É representante da SDE nos Conselhos Estaduais de Turismo (CONTURESP), Meio Ambiente (CONSEMA), Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Recursos Hídricos (CRH) e FINACLIMA-SP, também atua como substituto da Subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional.
Sueli Cavalhero - Coordenadora de Implementação Local
Possui formação em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Marketing e em Secretariado Executivo Bilingue na UNIP. Em sua trajetória, ocupou os seguintes cargos: Coordenadora de Projetos, Relações Institucional do Programa de Fortalecimento da Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais, programa realizado em parceria com o BID, SEBRAE e Governo do Estado, com apoio da FIESP, Assessoria Técnica Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Diretora Técnica de Empreendedorismo e Microempresa, Subsecretária de Empreendedorismo da Microempresa e Coordenadora de Política Públicas do Banco do Povo, Assessoria Técnica de Gabinete, Gestora do Programa Jovem Aprendiz Paulista. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Coordenadora de Implementação Local, atuando no acompanhamento das atividades do time de Chefes de Serviço em apoio aos programas da Pasta nas 16 Regiões Administrativas do Estado.
Júlia Rebechi de Azevedo - Coordenadora de Gestão e Monitoramento
Possui formação em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos e Mestranda em Ciências Políticas, há mais de uma década atua na formulação, gestão e monitoramento de políticas públicas, principalmente na esfera de governo estadual, liderando projetos estratégicos nas áreas de desenvolvimento territorial, educação, saúde e inovação. Ao longo de sua trajetória, atuou em diversos estados, como Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, coordenando equipes multidisciplinares e programas com foco na promoção do desenvolvimento socioeconômico regional e na redução de desigualdades. Na Subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, exerce a função de Coordenadora de Gestão e Monitoramento, atuando no gerenciamento das demandas e metas de implementação de planos, programas e ações de desenvolvimento econômico local.
Subsecretaria de Empreendedorismo e Produtividade
Myrian Prado - Subsecretária de Empreendedorismo e Produtividade
Mestranda em Economia e Mercados. Foi Chefe de Gabinete da maior Secretaria da América Latina, Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo, atualmente com 260 mil servidores. Na Secretaria da Educação, juntamente com Secretário Executivo, era responsável por todos os contratos do Estado, um orçamento de 50 bilhões. Participou ativamente do processo de melhoria da Educação do Estado de São Paulo, lançando projetos como: Sala do Futuro, Prontos para o Mundo, entre outros.
No Ministério da Economia, participou ativamente do processo de privatização da Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A.; Participou da transformação da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI), de gestora do PAC para planejadora da infraestrutura nacional, incluindo os setores de energia elétrica, saneamento, transportes e telecom. (Mandato 2019/2022).
Assessorou o time da Economia nas negociações para o novo marco/liberalização do setor de Saneamento Básico – potencial de atração de investimentos de R$700 bilhões até 2033 (Mandato 2019/2022).
Acompanhou a equipe de coordenação os trabalhos de posicionamento do M-Econ em temas setoriais relevantes, como PLC 79 (Telecom), PLS 261 (autorizações em ferrovias) e solução do GSF (risco hidrológico) (Mandato 2019/2022).
Diretoria de Empreendedorismo
Lucas Vinicius de Oliveira Lima - Diretor de Empreendedorismo
Engenheiro mecânico com MBAs em Gestão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, Educação 4.0, Design Thinking e Gestão de Administração Pública. Cientista empreendedor, TEDx Speaker, mentor de startups e líder reconhecido em programas globais como MIT Innovators Under 35, Fundação Lemann, Young Leader, Young Global Changers e ProLider.
Julio Durante - Coordenador de apoio ao empreendedor
Contabilista, Pós-Graduado em Controladoria e Políticas Públicas para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte pela UNICAMP e especialista em Gestão de Projetos pela FGV. Atuação focada em Empreendedorismo e Políticas Públicas para as Pequenas Empresas por mais de 20 anos como consultor do SEBRAE-SP. Atuação na Administração Pública Municipal, como Diretor de Fomento ao Comércio e Serviços e Diretor de Fomento à Inovação, Ciência e Tecnologia na Prefeitura de Jundiaí. Representante do SEBRAE-SP no CODECON, ADESAMPA e Frente Parlamentar de Apoio a Microempresa de São Paulo. Professor Universitário.
Raissa Alves Oliveira - Coordenadora de Parcerias e Inovações
Raíssa Alves de Oliveira é especialista em gestão pública, com sólida experiência em políticas de desenvolvimento econômico e social. Atua atualmente na Subsecretaria de Empreendedorismo e Produtividade do Governo do Estado de São Paulo, apoiando estratégias e análises para programas de fomento ao empreendedorismo. Já coordenou iniciativas como o Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego e programas de inovação e inclusão produtiva. Formada em Relações Internacionais pela PUC Goiás, possui pós-graduação em Gestão Pública pelo Insper e certificação internacional PMP (Project Management Professional). Tem vivência internacional, com intercâmbio acadêmico e atuação em projetos de liderança feminina nos EUA, além de participação em programas de formação de lideranças como o Vetor Brasil.
Diretoria de Políticas de Fomento
Nilvan de Oliveira Dias - Diretor de Políticas de Fomento
Graduado em Engenharia Civil, com MBA em Arquitetura de Soluções e especialização em Customer Centricity. Especialista em produtos financeiros e transformação digital, possui sólida experiência na liderança de operações, desenvolvimento de produtos e integração de tecnologias. Atua com foco em sistemas financeiros, gestão de crédito, inovação e desenho de soluções orientadas ao cliente, priorizando o impacto social e a eficiência operacional.
Marcos Wolff - Coordenador de Planejamento e Monitoramento de Políticas de Crédito
Arquiteto e Urbanista, atua desde 2008 na administração estadual. Ocupou os cargos de Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista, Coordenador das áreas de Políticas de Emprego e Renda, de Políticas de Empreendedorismo e da Rede de Atendimento ao Trabalhador. Membro dos Conselhos Fiscais da Desenvolve SP e da SPPREV; dos Conselhos Curador do Procon-SP, Consultivo da JUCESP, de Administração da Desenvolve SP, da Comissão Estadual do Trabalho e do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais do Trabalho.
Diretoria de Aumento da Produtividade
Mariana Piaia Abreu - Diretora de Aumento da Produtividade
Doutora em Economia e pesquisadora especializada em sistemas complexos, com experiência na aplicação de redes econômicas, instrumentos de avaliação de impacto em políticas públicas, consultoria técnica e atuação em think tanks nacionais e internacionais
Rapahel Roque Teófilo - Coordenador de Simplificação do Ambiente de Negócios
Advogado, mestre em Direito Empresarial e especialista em Direito da União Europeia. Atuação focada na administração pública, com destaque para sua experiência como Diretor Executivo na Junta Comercial do Estado de São Paulo. JUCESP), onde também exerceu a função de Encarregado de Proteção de Dados (DPO) e auditor interno. Experiência nas áreas de Direito Público, Regulatório e Proteção de Dados. Foi representante da JUCESP no Forum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - FOCCOSP.
Bruna Laureth - Coordenadora de Interlocução Pública e Privada
Profissional com atuação em Relações Institucionais e Governamentais, com experiência nos setores público e privado. Graduada em Relações Internacionais e pós-graduada em Gestão Pública, atuou em multinacionais como Monsanto, Burson Cohn & Wolfe e Indorama Ventures, além de ter prestado consultoria para governos municipais e estaduais, assim como para outras empresas multinacionais. Fluente em três idiomas, possui perfil estratégico, comunicativo e orientado a resultados. Integra redes profissionais como a Associação de Mulheres em Relações Governamentais (MRG) e foi eleita ProLíder destaque de 2021, em reconhecimento à sua trajetória.
Subsecretaria de Inclusão Produtiva e Empregabilidade
Mariana Rodrigues - Subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade
Graduada em Segurança Pública e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, possui ampla experiência na Administração Pública com destaque em gestão estratégica, planejamento, inovação e implementação de políticas públicas. Ocupou cargos executivos e de liderança em diversos órgãos estaduais, como Secretária Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência em Pernambuco; Diretora de Gestão por Resultados na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará; Superintendente de Administração e Finanças, Diretora e Gerente de Desenvolvimento de Políticas de Segurança no Tocantins; e Gestora na Superintendência de Educação na Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Foi conselheira do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (CNSP). Desde janeiro de 2024 é Subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Diretoria de Políticas de Inclusão Produtiva e Empregabilidade
Amiris Serdeira - Diretora de políticas de inclusão produtiva e empregabilidade
Economista (UFES), especializada em Gestão Pública (Insper) e mestranda em Administração Pública (FGV) e em Data, Economics, and Design of Policy (MIT), com mais de uma década de experiência na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas para a erradicação de desigualdades sociais, que já impactaram milhões de pessoas em todo o Brasil.
Paulo Meira Neto – Coordenador de Articulação Institucional e Parcerias
Profissional com mais de uma década de experiência no setor público, é tecnólogo em Gestão Pública, possui Pós-Graduação em Engenharia de Gestão de Projetos Complexos, é alumini do Programa Trainee em Gestão Pública da Motriz, e possui certificações em Gerenciamento de Projetos Ágeis (Google) e Gestão de Políticas Públicas (ENAP). É um apaixonado por inovação e acredita no poder da transformação na Gestão Pública para gerar impacto positivo na vida dos cidadãos.
Sua trajetória abrange múltiplas esferas de governo em estados como Pernambuco, Mato Grosso do Sul e agora São Paulo. Liderou projetos de grande visibilidade, incluindo a gestão da Lei Aldir Blanc no município de Olinda e a coordenação de festivais que foram reconhecidos com o Prêmio Nacional do Turismo e o Prêmio Pernambuco de Turismo, além de premiação como especialista em Gestão Pública no "Coronathon", hackathon do governo federal voltado a soluções de empregabilidade. Antes de sua posição atual, foi Diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Econômico de Olinda.
Valéria Andrade - Coordenadora de Análise de Dados e Informações
Economista e mestra em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em Economia Aplicada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atuação nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento econômico.
Diretoria de Qualificação Profissional
Marcelo Alves Ferreira - Diretor de Qualificação Profissional
Publicitário (UNIFacha), com MBA em Tecnologia da Informação e Negócios Virtuais (CEFET-RJ), pós-graduado em Administração Estratégica e Gestão de Negócios (FIA-SP) e mestrando em Tecnologias Educacionais com foco em Evasão e Inteligência Artificial (UniCarioca). Com mais de 20 anos de experiência profissional, sendo 15 deles em cargos de liderança, atua na interseção entre educação, tecnologia e gestão de operações. Liderou iniciativas estratégicas de ensino digital em grandes grupos educacionais como YDUQS e Afya, com destaque para projetos de expansão do EAD, inovação digital e melhoria de indicadores acadêmicos e financeiros.
Renata de Souza Leite - Coordenadora de Políticas de Qualificação Profissional
Formada em Relações Públicas na Universidade Estácio de Sá, com Pós-Graduação em Administração Educacional - Faculdade de Tecnologia Senac,MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios – Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública – UERJ. Gestora Estratégica com mais de 20 anos de experiência no setor educacional e corporativo. Sólida trajetória em operações, expansão de negócios, gestão de equipes e desenvolvimento de projetos estratégicos. Atuação como Diretora Regional e Gerente de Operações em instituições de ensino superior, profissional, tecnológico e EAD em empresas de grande porte de nível nacional, com presença consolidada em diversas regiões do país. Vasta experiência em liderar equipes multidisciplinar para desenvolvimento de projetos institucionais e aprimoramento da experiência do cliente, implantar processos com foco em melhoria contínua e performance (PDCA, KPIs), estabelecer parcerias com instâncias governamentais e empresariais, conduzir planejamentos estratégicos e orçamentários com foco em resultados sustentáveis.
Tatiane Ramos de Lira - Coordenadora de Gestão da Qualificação Profissional
Gestora pública, com 07 anos de experiência no governo do Estado de São Paulo, formada em Gestão de Negócios e Inovação ( FATEC SEBRAE) , graduanda em marketing ( FATEC SEBRAE) e pós-graduanda em políticas públicas (FIPE), experiência em programas de políticas públicas nas áreas de desenvolvimento social e econômico, com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos , com foco no empreendedorismo social e terceiro setor.
Diretoria de Gestão da Rede de Emprego
Rodrigo Silveira - Diretor de Gestão da Rede de Emprego
Advogado, com MBA em Direito Público (FGV Rio), Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV SP), com 16 anos de experiência no Terceiro Setor implementando e executando políticas públicas de inclusão produtiva e empregabilidade voltadas para a juventude, impactando milhares de jovens que vivem nos territórios com os maiores índices de vulnerabilidade social.
Gesley Pereira - Coordenadora de Políticas de Emprego
Administrador Público (FGV), com formação complementar em Pedagogia (USP), especialização em Legislativo e Democracia (Escola do Parlamento/Câmara Municipal de São Paulo) e MBA em Gestão Pública (Insper). Atua há mais de 15 anos no setor público e no terceiro setor, com foco em planejamento estratégico, orçamento público, formulação e monitoramento de políticas públicas. Acumula experiências em articulação com governos, gestão de políticas intersetoriais, atuando com base em evidências e comprometido com entregas para a gestão pública.
Mariliane Fernandes - Coordenadora de Gestão de Atendimento ao Trabalhador
Gestora pública com mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos e políticas públicas de trabalho. Formada em RH pela Universidade Metodista de São Paulo, com passagens pela SAP, SERT e postos do PAT da SDE. Possui diversos cursos voltados ao desenvolvimento gerencial, intermediação de mão de obra e projetos voltados ao trabalho.
Assessoria do Gabinete do Secretário
Arthur Vicente Neto - Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Profissional com sólida formação jurídica e em gestão, é bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho, com especializações em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Público, Direito de Família e Sucessões, além de MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo/ESALQ (em andamento). Atua há mais de uma década no setor público estadual paulista, com experiência estratégica na formulação e análise jurídica de políticas públicas, elaboração normativa e gestão de projetos. Atualmente, exerce o cargo de Assessor do Gabinete do Secretário na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tendo atuado também como Diretor Técnico e em cargos de liderança em diversas pastas, como Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Regional e Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco na eficiência da gestão pública, na formulação de políticas de qualificação profissional e na estruturação de parcerias institucionais.
Felipe Nicolas de Morais Garcia - Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado pelo Instituto Federal do Ceará, com graduação sanduíche pela Hungarian University of Agriculture and Life Sciences (MATE). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho com MBA em Gestão de Projetos e Processos pelo IPOG e Pós-graduando em Administração Estratégica e Gestão de Negócios pela FIA. Atuou como Assessor de Modernização Institucional na Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão, conduzindo projetos de planejamento estratégico e de transparência institucional. Foi Coordenador de Atração de Investimentos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, com foco nos setores de Comércio, Serviços e Inovação. Como Assessor da Presidência na Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo, liderou iniciativas de gestão da informação e melhoria de processos, além de coordenar a transição para a Nova Lei de Licitações e Contratos. Possui, ainda, experiências no terceiro setor, na docência técnica e integra a Aliança Brasileira de Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI) com foco em Investimento Responsável e Finanças Corporativas.
Arthur César Valentim - Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Economista (FEA-USP), Mestre em Políticas Públicas (UFBAC), Especialista em Gestão Pública Municipal (Unifesp) e Graduado em Comunicação Social (Faculdade Cásper Líbero). Na iniciativa privada, atuou como jornalista e foi Trainee em Auditoria. É pesquisador em Economia Criativa desde 2012 e servidor estadual desde 2009. Como Assessor de Gabinete na Secretaria da Educação, participou da concepção e implantação do Escritório de Projetos (PMO) e do Modelo de Gestão por Resultados (MBR). Também foi Coordenador Estadual do Censo Escolar, Membro do Grupo Setorial de Planejamento Orçamento e Finanças e Diretor de Informação e Monitoramento. Na Secretaria de Gestão e Governo Digital, atuou no Órgão Central do Sistema de Organização Institucional do Estado e na análise e orientação de propostas de Bonificação por Resultados de diversas Secretarias. Desde 2024, é Assessor Especial no Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Pasta em que iniciou sua trajetória no Governo do Estado como estagiário na área de Desenvolvimento Regional e Territorial.