11/09/2021

Governo de SP anuncia investimentos de R$ 145 milhões para modernização das Etecs e Fatecs e lança Bolsa Educação do Centro Paula Souza

Pacote conta salas de integração criativa com espaço maker, kit para ensino híbrido, obras e reformas em unidades; bolsa-auxílio terá benefício de R$ 500 para mais de 2 mil responsáveis legais pelos alunos das escolas técnicas

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (1) um pacote de investimentos de R$ 145 milhões para modernização das 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 74 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os recursos serão destinados para compra de kits para o ensino híbrido, montagem de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker e obras e reformas em unidades. Ao todo, 8.672 salas de aulas e laboratórios serão equipados com câmeras, televisão de 65 polegadas, caixa de som, microfone, computador e tripé. Esses equipamentos vão aprimorar o chamado ensino híbrido.

Com esse investimento, o CPS dá um passo importante para continuar sendo uma referência de ensino técnico, oferecendo aos seus alunos recursos e infraestrutura alinhadas com o que há de mais tecnológico no ambiente educacional, como a criação das Salas de Integração Criativa com Espaços Maker.

Todas as Etecs e Fatecs receberão equipamentos para a montagem desses ambientes. Serão notebooks, kits de Arduino, impressoras 3D, scanners 3D, mobiliários, mesa de corte a laser, lousas e televisores de 65 polegadas. Por fim, ainda serão realizadas obras e reformas em unidades. Em 2021, já há outras 78 em andamento. Os recursos anunciados permitirão ampliar projetos de engenharia, que vão de pintura à construção de novas instalações. Uma das primeiras obras a serem executadas com os novos recursos é a ampliação e reforma da Etec Prof. Milton Gazzetti, localizada em Presidente Venceslau.

A autorização foi dada no último sábado (28), pelo Vice-Governador, Rodrigo Garcia. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na construção de uma quadra poliesportiva coberta, ampliação do refeitório e troca de toda a cobertura da escola, entre outros serviços. Para acessibilidade, será instalado um elevador, plataforma elevatória, além da adaptação dos vestiários, sanitários e escadarias internas.

Bolsa do Povo Educação CPS

O Governador João Doria também lançou o Bolsa do Povo Educação CPS para os responsáveis legais de alunos das escolas técnicas, em situação de vulnerabilidade social. A ação prevê pagamento de benefício no valor de R$ 500. O programa faz parte do Bolsa do Povo, criado pelo Governo de São Paulo para auxiliar as famílias a superarem os desafios educacionais e financeiros provocados pela COVID-19. A iniciativa permite ainda que pais, mães e outros familiares se aproximem da escola, o que gera benefícios para toda a comunidade escolar.

Na primeira fase do programa o Estado vai investir R$ 7,1 milhões na contratação de 2.368 pessoas. A ideia é que os bolsistas auxiliem as equipes gestoras das Etecs e Fatecs no cumprimento do protocolo sanitário adotado para permitir o retorno facultativo às aulas presenciais em todo o Estado. Cada Etec e Fatec disponibilizará ao menos 4 vagas, quantidade que pode variar de acordo com o tamanho e número de alunos da escola ou faculdade.

Os selecionados devem cumprir jornada de 20 horas semanais (4 horas diárias). O contrato terá a duração de seis meses, com a possibilidade de prorrogação até 31 de dezembro de 2022. Para participar do processo seletivo é necessário fazer a inscrição online no site www.bolsadopovo.sp.gov.br entre 1 e 12 de setembro e cumprir os requisitos abaixo:

Ser responsável legal de estudante matriculado na Etec;
Ter idade entre 18 a 59 anos;
Estar desempregado há pelo menos três meses;
Não possuir comorbidades associadas à Covid-19;
Residir no município onde está a Etec ou Fatec em que pretende atuar. O candidato pode se inscrever em até 3 unidades de ensino.

Os selecionados serão entrevistados pelo diretor da unidade e a bolsa precisa ser chancelada pelo Núcleo Regional de Administração do CPS.

Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista
Na ocasião, o Governador também assinou o Projeto de Lei (PL) com proposta de alteração da Lei Estadual nº 17.149, de 13 de setembro de 2019, que instituiu o Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE). A iniciativa visa estender o programa às Associações de Pais e Mestres (APMs) vinculadas às Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), administradas pelo Centro Paula Souza, em sintonia com as diretrizes estabelecidas no Decreto Estadual nº 63.809/2018.

O PDDE Paulista tem como objetivo prestar assistência financeira suplementar às escolas da educação básica, a fim de promover melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica. Com a aprovação do PL pela Assembleia Legislativa, o CPS estará autorizado a conceder assistência financeira às 223 APMs distribuídas por todo o Estado de São Paulo, por meio de transferência direta, mediante crédito do valor do repasse em conta bancária específica.

A medida é mais uma estratégia para fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar. Os recursos são de dotações próprias do CPS, bem como de fundos governamentais específicos. A expectativa é que os repasses para as APMs comecem ainda este ano, com um investimento total de R$ 8,9 milhões contemplando as 223 Etecs. A prestação de contas será realizada pela unidade executora ao Centro Paula Souza, conforme a regulamentação do programa, a quem cabe fiscalizar os gastos de cada APM.

Bolsa Trabalho prorroga inscrições até 3 de setembro

Doria lança Bolsa Empreendedor para apoio a 100 mil autônomos informais em situação de vulnerabilidade