Conheça o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

Publicado em: 2 de julho de 2010

Parque Tecnológico de São José dos Campos é um dos mais avançados do Brasil

Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). Esses ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBTs) e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação transformam-se em locais que estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

O governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado.

Em todo o Estado, existem 32 iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Desse total, 17 já estão com credenciamento provisório no SPTec: Barretos, Botucatu, Campinas (duas iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp e CPqD), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Sorocaba.

Para fazer parte do SPTec, a prefeitura ou a entidade gestora do parque tecnológico deve encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo solicitando sua inclusão no Sistema Paulista de Parques Tecnológico. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento será efetuado por meio de uma resolução válida por dois anos.

Para obter o credenciamento provisório, o interessado (prefeitura ou entidade gestora) deve comprovar a propriedade de uma área de no mínimo 200 mil m², enviar documento manifestando apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa, além do projeto básico do empreendimento, contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.

Decretos

· Resolução Conjunta SD/SEP/SF – 3, de 16 de janeiro de 2009.

· Decreto n° 54.690, de 16 de agosto de 2009.

· Decreto n° 54.196, de 2 de abril de 2009, que regulamenta o SPTec e define as entidades de apoio e empresas de base tecnológica que poderão se beneficiar dos incentivos estaduais.

· Decreto n° 53.286, de 16 de dezembro de 2008, que concede incentivos às empresas que se instalarem em parques do SPTec.

· Decreto n° 50.504, de 6 de fevereiro de 2006, que instituiu o SPTec.

Os projetos deverão ser encaminhados para a Coordenadoria de C,T&I:
Rua Bela Cintra, 847 – 8º Andar – Consolação – São Paulo – SP – CEP 01415-903
T+ 55 (11) 3218 5730
F+ 55 (11) 3218 5739
cti@desenvolvimento.sp.gov.br


Tags Relacionadas

Notícias
<< Anterior

Newsletter da Agência Investe São Paulo nº 5

Aluno disputa final do 3º Desafio National Geographic