Selo Paulista da Diversidade

O Selo Paulista de Diversidade foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de estimular as organizações públicas, privadas e da sociedade civil a inserir este assunto na sua gestão de recursos humanos.

Essa certificação faz parte das políticas de inserção no mercado de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Tal política pública difunde o conceito que a força de trabalho diversificada, antes de ser vista como responsabilidade social ou exigência legal, deve ser vista como parte da estratégia de sucesso das organizações em um mercado globalizado e em constante mudança.

Objetivo

Destacar boas práticas organizacionais como ação estratégica pela igualdade de direitos e da cidadania.

Essas boas práticas são relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações ,a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.

Público-alvo

O Selo é concedido às entidades privadas e da sociedade civil, bem como os entes públicos pertencentes à administração indireta, com sede ou ao menos uma filial, localizadas no Estado de São Paulo, que desenvolvam ou se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade em seus ambientes e em suas áreas de atuação.

Critérios para concessão e procedimentos

São duas categorias:

Selo Adesão – Reservado às entidades que possuam ações sobre diversidade e inclusão em fase de:

a) planejamento ou desenvolvimento;

b) em implementação ou implantadas

Selo Pleno Reservado às entidades que possuam, a pelo menos, 1 (um) ano o Selo na Categoria Adesão e que estejam em níveis avançados das ações de sua(s) política(s) da diversidade, devendo apresentar os resultados e impactos dela decorrentes.

Processo de inscrição

As organizações interessadas em receber a certificação do Selo Paulista da Diversidade poderão manifestar interesse através do e-mail : sediversidade@sde.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3718-6539 e (11)3718-6536.