Postos de Atendimento ao Trabalhador – PATs

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Estão presentes em todas as regiões do Estado, inclusive em unidades do Poupatempo.

Os PATs fornecem informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos entre quem procura emprego e quem tem uma vaga, dentre outros serviços. Confira:

+ Intermediação de Mão de Obra – IMO

Promover a (re)colocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas j unto ao Sistema Nacional de Emprego – SINE. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.

+ Habilitação ao Seguro-Desemprego

O Seguro-Desemprego tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude da dispensa sem justa causa. O serviço de habilitação do trabalhador para receber o benefício é realizada em todas as unidades do PAT.

+ Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

O serviço de emissão da Carteira de Trabalho é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo.

+ Emprega Brasil

Os interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente nos PATs ou no site https://empregabrasil.mte.gov.br/. Para usar um serviço do PAT em seu município, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

 

 

Confira todas as unidades dos PATs no Estado.