Governo de SP participa da exposição de presépios na Estação Tiradentes do Metrô

Publicado em: 28 de novembro de 2019

Em parceria com o Museu de Arte Sacra, mostra “Os Artesãos e seus Presépios III” conta com 35 artesãos paulistas. Com entrada gratuita, exposição começa neste sábado (30)

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participa de mais uma edição da mostra “Os Artesãos e Seus Presépios III”, que conta com 35 artesãos paulistas. Os artistas selecionados pelo programa Sutaco (Sistema Único de Trabalho Artesanal nas Comunidades) vão expor presépios que representam a diversidade cultural, social e religiosa do estado de São Paulo, para celebrar o nascimento do Menino Jesus. Ao todo, são 35 obras. A exposição gratuita será lançada neste sábado (30) e segue até o dia 5 de janeiro de 2020, no mezanino da Estação Tiradentes do Metrô.

Nesta mostra, que conta com o apoio do Museu de Arte Sacra (MAS) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os visitantes podem contemplar peças em técnicas de modelagem, crochê, montagem, reutilização e feltragem, que são feitas com argila, madeira, folhas e fibras vegetais, além de reciclagem de sucata e papelão.

O objetivo desta edição é mostrar a representatividade cultural e social que há no estado de São Paulo, e como o nascimento de Jesus reflete na vida de cada artesão. A curadoria é realizada pelo Sutaco, o Museu de Arte Sacra e o pesquisador de Arte Popular, Renan Quevedo.

Serviço:

Exposição “Os Artesãos e seus presépios III”

Data: 30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

Horário: 09h às 17h

Endereço: Museu de Arte Sacra (MAS) – Estação Tiradentes do Metrô – Linha 1, Azul – Mezanino. Avenida Tiradentes, 551- Bom Retiro/SP.

Entrada: gratuita

Sobre o Sutaco

Fundado em 1970, o Sistema Único de Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) tem como objetivo integrar a mão de obra dos artesãos no mercado produtivo e oferecer oportunidades de geração de renda, além de promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Ele atua na comercialização e desenvolvimento do trabalho dos artesãos paulistas e tem como missão resgatar as formas tradicionais de expressão das pessoas e comunidades de diversas características. Após avaliar, classificar e quantificar a produção de um profissional, o Sutaco o cadastra e emite uma Carteira de Identificação. Esse documento credencia o artista e possibilita alguns benefícios como: emissão de nota fiscal eletrônica; cursos de qualificação profissional; acesso ao microcrédito do Banco do Povo e orientação jurídica.

Sobre o Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.


Tags Relacionadas

Notícias
<< Anterior

Governo de SP oferece 23 mil vagas para cursos rápidos e gratuitos do programa Via Rápida Virtual

Estudantes da Unesp visitam instalações do Parque Tecnológico de Sorocaba