Governo de SP e BID assinam convênio para criar Hub Internacional de desenvolvimento sustentável em Campinass

Publicado em: 11 de março de 2020

Investimento de US$ 1 milhão vai contribuir para elaboração de plano diretor que busca produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação; iniciativa está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Prefeitura de Campinas assinaram nesta quarta-feira (11) o Convênio de Cooperação com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) no município. Através desse convênio, o BID vai investir US$ 1 milhão para contribuir com a elaboração de plano diretor que busca produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação.

Com a parceria, será realizada a ocupação e o desenvolvimento de uma área de 11,3 milhões de m², incluindo o campus atual da Unicamp em Barão Geraldo, a PUC-Campinas e toda a área do Ciatec II, Polo de Desenvolvimento Tecnológico, onde estão localizadas diversas instituições e empresas dedicadas à pesquisa e à inovação. A missão do HIDS é colaborar no processo de desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais, alinhados com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Criar um apoio de desenvolvimento sustentável inovador é urgente. E o HIDS tem um papel bastante importante nesse processo. A região de Campinas é a mais desenvolvida do Estado e dos 12 Polos de desenvolvimento reconhecidos, 10 estão na região administrativa de Campinas”, ressalta a Secretária Patricia Ellen. “Sem contar que somos o único Estado que lançou uma comissão de ODS, por isso, temos forte compromisso com crescimento econômico incluso e sustentável nesta gestão”.

A iniciativa visa estabelecer um modelo que estimule o desenvolvimento inovador e sustentável, posicionando a cidade de Campinas como um centro de inovação líder na América Latina, integrando ciência e tecnologia aos ODS.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, comentou que esse é um projeto totalmente diferenciado. “Temos uma área muito bem estruturada e instituições fortes para fazer esse projeto crescer com iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Por isso, estamos aqui hoje unidos em prol do desenvolvimento da cidade de Campinas, da região, do Estado e do país”.

Participaram do evento o Vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o prefeito de Campinas, Jonas Donizetti, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle.

Sobre o HIDS

O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) tem o objetivo de criar um distrito modelo de desenvolvimento urbano sustentável e inteligente na forma de um laboratório vivo, que é uma metodologia, sistema ou abordagem de inovação baseado em parcerias público-privadas em que empresas, poder público e a comunidade trabalham em conjunto para criar, prototipar, validar e testar novos serviços, negócios, mercados e tecnologias no contexto da vida real.

Assim todas as atividades e o desenvolvimento urbano do HIDS visam a preservação e conservação do meio ambiente, como estabelecer o uso misto do solo, coleta, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos e utilizar tecnologias e modelos de negócios inovadores como a Internet das Coisas (IoT), além de propor novas soluções para a habitação de gerações futuras.

Programa ‘Univesp por Elas’ tem estreia na TV nesta quarta-feira (11)

Fatec Mogi das Cruzes oferece 200 vagas para cursinho gratuito