16/11/2021

Sorocaba recebe mutirão de emprego e serviços gratuitos do RetomaSP para apoiar os cidadãos afetados pela pandemia

Pela primeira vez na região, iniciativa contará também com solicitação de documentos no Poupatempo Digital, oferta de microcrédito pelo Banco do Povo, cursos de qualificação e orientação profissional para pessoas com deficiência;

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta sexta-feira (12), em Sorocaba, um mutirão de serviços gratuitos do Retoma SP. Pela primeira vez na região, a iniciativa contou com oferta de vagas de emprego, microcrédito pelo Banco do Povo, cursos de qualificação, solicitação de documentos pelo Poupatempo Digital, orientação profissional para pessoas com deficiência, entre outros serviços para apoiar toda população da região, principalmente os cidadãos que foram mais afetados pela pandemia da Covid-19.

O Vice-Governador Rodrigo Garcia também esteve no evento e autorizou melhorias para 280 moradias da cidade, além de convênios para projetos e obras na região e entrega de 1.942 cartões do Bolsa do Povo. “O Governador João Doria pediu que viéssemos aqui para agradecer o esforço da região de Sorocaba ao nosso lado no combate à pandemia, e agora, juntos, ajudar a região a retomar a sua economia, o emprego e a renda”, disse Garcia. “Um governo liberal faz a melhor política social, que é a do emprego, mas ajuda a população mais vulnerável quando ela mais precisa”, acrescentou.

Diversos estandes foram montados no local para atender trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores, que poderão ter acesso a serviços como:

o Mutirão de Emprego (Apoio do Posto de Atendimento ao Trabalhador)

o Cerca de 160 serviços nos canais digitais do Poupatempo

o Microcrédito para MEI e pequenos negócios pelo Banco do Povo com taxas a partir de 0% a.m.

o Cursos do Empreenda Rápido e Empreenda Mulher para empreendedores

o Orientação e oferta de cursos de qualificação Via Rápida

o Bolsa do Povo (com orientações sobre Bolsa Empreendedor, Bolsa Trabalho, Vale Gás e SP Acolhe)

o Serviços JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo)

o Atendimento SEBRAE-SP

o Empregos e orientação profissional para pessoas com deficiência e emissão de laudos IMESC

o Orientações sobre vestibular e cursos das universidades: Unesp e Univesp

Além disso, paralelamente, a InvestSP realizou um evento voltado para empresários, gestores municipais, representantes de entidades e comerciantes com palestras e serviços gratuitos, das 9h30 às 16h, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

O programa Retoma SP é uma das maiores ofertas de políticas e serviços já realizada pelo Governo de São Paulo, que tem o objetivo de auxiliar, principalmente, a população mais afetada pela pandemia.  A iniciativa conta com o apoio da InvestSP (Agência Estadual de Promoção de Investimentos e Competitividade) e a parceria da Prefeitura de Sorocaba.

SP alcança maior número anual de empresas abertas nos últimos 23 anos

Governo do Estado lança programa Conecta SP com investimento de R$ 3 milhões para agilizar chegada do 5G