Plano de Desenvolvimento Econômico – PDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico firmou parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE com o objetivo de elaborar um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o Estado de São Paulo, traçando estratégias para o crescimento sustentado de longo prazo (2022-2040).

O Plano consiste em propostas claras e efetivas de políticas públicas a serem adotadas por esta Pasta e pelo Governo do Estado de São Paulo, visando o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, geração de renda e emprego, dentre outros. As propostas estão sendo elaboradas a partir de três etapas: 

  1. Desenvolvimento de dois modelos econômicos multissetoriais e multirregionais para fins de simulação de políticas espaciais que permitiram avaliar seus potenciais efeitos sobre os setores econômicos, os Polos de Desenvolvimento e as regiões do Estado de São Paulo: i) um modelo interregional de insumo-produto (IIP); e ii) um modelo interregional de equilíbrio geral computável (IEGC) estático. Estes modelos foram construídos a partir de uma Matriz Insumo-Produto, e adequados de forma a incorporar variáveis relevantes para o caso do estado de São Paulo;
  2. Estudos técnicos e diretrizes das diferentes secretarias de estado realizadas pela FIPE. Foram feitas entrevistas com os secretários das diferentes Pastas do Estado para diagnóstico e formulação do Plano de Desenvolvimento Econômico, e, também, para o Planejamento de Longo Prazo .
  3. Realização de mobilização Social, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para incorporação dos interesses e preferências da população no Plano de Desenvolvimento Econômico. 

O PDE encontra-se em fase de elaboração e ficará disponível para consulta em breve.