Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar)

Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (FVR) é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e administrado e gerido pela  Desenvolve SP em parceria com outros órgãos. O Fundo financia pequenos empresários e prefeituras da região, em projetos de estímulo à geração de emprego e renda. Nos últimos anos, cerca de R$ 45 milhões foram investidos.

Por ser uma das regiões menos desenvolvidas do Estado de São Paulo, o fundo vem desempenhando papel de vetor de crescimento do Vale do Ribeira. Localizado na região sul do Estado, abriga uma população de mais de 350 mil habitantes, em 23 municípios, e possui grande parte da Mata Atlântica remanescente no Brasil, e menor índice de desenvolvimento econômico e social do estado, além de baixo nível de atividade econômica. Em 1999, a Unesco declarou a região Patrimônio Natural da Humanidade.

Assim, o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (FVR) é destinado a promover o equilíbrio econômico e social no Estado de São Paulo, observando o caráter social, econômico, tecnológico e ambiental da região, e objetivando:

I – o incremento da produção agrícola e agro-industrial;

II – o incremento do turismo e ecoturismo;

III – a implantação de novos empreendimentos agrícolas, industriais, agro-industriais e de serviços;

IV – a expansão, modernização ou diversificação de empreendimentos agrícolas, industriais, agroindustriais e de serviços;

V – a disponibilização de infraestrutura adequada, compreendendo o sistema viário e energético, saneamento básico, assim como, habitação, saúde e educação, especialmente, qualificação profissional.