24/09/2021

Governo de SP realiza o Retoma SP em Prudente e investe R$ 27 milhões em ações de empregabilidade e empreendedorismo na região

Iniciativa tem como foco pessoas que buscam emprego, renda ou apoio para o seu negócio aconteceu nesta sexta-feira (24)

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta sexta-feira (24), em Presidente Prudente, o RetomaSP. A ação aconteceu com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, e o Vice-Governador Rodrigo Garcia.

A ação visa ofertar serviços de qualificação, emprego e renda para toda população paulista, principalmente para os cidadãos que foram mais afetados pela pandemia da Covid-19. O investimento do Estado na região de Prudente para auxiliar na retomada da atividade econômica é de R$ 27 milhões.

“O Retoma SP é um evento de mobilização para apoiar o micro e pequeno empreendedor e nós vamos fazer isso até o final desse ano em todas as regiões do estado. É o retorno do empreendedorismo, daqueles que empreendem em São Paulo, e que vão contar com a ajuda do Governo para retomarem seus negócios”, afirmou Rodrigo Garcia.

A iniciativa acontece com o apoio da InvestSP, Agência Estadual de Promoção de Investimentos e Competitividade, e a parceria da Prefeitura de Presidente Prudente. Trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores que necessitam de auxílio neste momento de retomada poderão ter acesso a serviços como Empreenda Rápido, Mutirão do Emprego, Poupatempo, Cursos Novotec e Via Rápida, entre outros.

Durante o evento, também foram entregues de maneira simbólica benefícios do Banco do Povo, Bolsa Empreendedor e Bolsa do Povo. Na região de Prudente, 2.660 pessoas foram selecionadas para o Bolsa Trabalho, que vai oferecer bolsas no valor de R$ 535 por mês aos cidadãos que realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais. Os participantes também terão acesso a um curso de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Entre os serviços oferecidos:

o       Mutirão do Emprego (com apoio do Pat)

o       Poupatempo (serviços digitais)

o       Banco do Povo

o       Empreenda Rápido (incluindo Empreenda Mulher)

o       Cursos Novotec e Via Rápida

o       Bolsa do Povo (incluindo Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, SP Acolhe e Vale Gás)

o       Serviços JUCESP

o       Serviços SEBRAE-SP

o       Serviços Técnicos FDE

o       Crédito no DesenvolveSP

o       Orientação e ofertas InvestSP

o       Universidades: Unesp e Univesp

“Para essa região, temos R$ 27 milhões autorizados com foco em ações de empregabilidade e empreendedorismo. Além disso, teremos a expansão do Bolsa Trabalho no estado com mais 20 mil vagas, anunciadas hoje pelo nosso vice-governador. Com isso, neste semestre, teremos mais de 50 mil pessoas trabalhando dentro do programa nos 643 municípios paulistas”, destacou a Secretária Patricia Ellen.

Esta é uma das maiores ofertas de políticas e serviços já realizada pelo Governo de SP. O estado vive um momento importante de retomada de atividades e o intuito é prestar auxílio a todos os prejudicados pela pandemia.

Retorno dos grandes eventos é parte da retomada econômica no estado de SP

Alunas do Centro Paula Souza e Univesp receberão mentoria da Confraria Mulheres Inspiradoras