17/08/2021

Estado de São Paulo inicia retomada segura a partir desta terça-feira (17)

Avanço da vacinação contra a Covid-19 e redução dos índices de ocupação de leitos possibilitaram o retorno de atividades econômicas

A partir desta terça-feira (17), São Paulo inicia nova etapa da flexibilização de atividades no estado de SP. Estabelecimentos em geral poderão funcionar sem restrições de horário e capacidade de 100%, com atendimento às normas previstas no Plano SP. As feiras corporativas e os eventos sociais e culturais também estão liberados para funcionamento, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários vigentes. Casas noturnas e eventos de grande porte continuam proibidos.

As sucessivas melhoras nos índices de saúde e a vacinação acelerada contra a COVID-19, permitiram que Governo de SP inicie a retomada segura e consciente das atividades econômicas. Os setores de comércio e serviços, mais afetados pelas restrições de circulação impostas pela pandemia do coronavírus, poderão retomar o atendimento sem restrições. Os protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização e distanciamento continuam obrigatórios em todos os setores.

As exceções são as casas noturnas e espaços de shows de médio e grande porte, que continuam com funcionamento proibido. A reabertura destes estabelecimentos está condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

Já a partir do dia 1º de novembro, quando toda a população adulta do estado deverá estar com o esquema vacinal completo, o Governo de São Paulo permitirá a realização de eventos com público em pé em pista de dança, desde que com controle sanitário e uso de máscara.

Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para estabelecer normas mais rígidas do que as previstas no Plano SP, de acordo com os índices locais de evolução da pandemia.

Parques
Parques urbanos e unidades de conservação estaduais funcionarão em horário integral. A lista completa de áreas verdes com visitação liberada e seus respectivos horários está disponível no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (infraestruturameioambiente.sp.gov.br ).

Retomada Segura

– Fim das restrições de horário para comércio e serviços
– Ocupação de até 100% nos estabelecimentos
– Obrigatório o distanciamento de 1 metro
– Aglomerações continuam probidas
– Obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes
– Protocolos de higiene devem ser seguidos de acordo com o Plano SP
-Prefeitos possuem autonomia para determinar medidas mais rigorosas em suas cidades

Para conhecer os protocolos setoriais, acesse: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/


Tags Relacionadas

Notícias
<< Anterior

Alunos do ensino médio da rede pública estadual, matriculados no Novotec Expresso, receberão bolsas de até R$ 600

Governo de SP lança Bolsa Trabalho com benefícios a 120 mil pessoas