Prorrogadas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Novotec Expresso

Publicado em: 10 de fevereiro de 2020

São mais de 20 mil vagas em 31 cursos rápidos e gratuitos que oferecem novas oportunidades de profissionalização para os jovens do Ensino Médio Estadual

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 20.855 vagas em todo o Estado para cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso. As inscrições foram prorrogadas e o aluno pode se inscrever até o dia 12 de fevereiro pelo site www.novotec.sp.gov.br.

São 31 cursos oferecidos pelo Novotec Expresso, com o objetivo de oferecer ao estudante qualificação profissional de qualidade, alinhada com as demandas atuais do mercado de trabalho, bem como com as necessidades dos jovens por profissionalização mais rápida, aumentando suas chances de empregabilidade.

1. Edição de Vídeo – Youtuber
  2. Desenvolvimento de Jogos Digitais
  3. Computação na Nuvem
  4. Programação Básica para Android
  5. Segurança Cibernética Básica
  6. Suporte a Softwares de Gestão Empresarial
  7. Criação de Sites Plataformas Digitais
  8. Marketing Digital
  9. Montagem e Manutenção de Microcomputadores
  10. Introdução à Robótica (Programação Arduíno)
  11. Design de Experiência do Usuário
  29. Confeitaria
  30. Panificação
  31. Técnicas de Vendas

São 7.680 vagas do Programa Novotec Expresso na Região Metropolitana de São Paulo. Confira aqui todas as vagas por Região Administrativa e curso.

Piloto

Em parceria com o Instituto Proa, pela primeira vez o programa Novotec Expresso inclui na grade curricular de alguns cursos a disciplina de formação em habilidades socioemocionais.

Inicialmente em modelo piloto, a novidade estará presente em algumas turmas de cursos como Auxiliar de Logística, Técnicas de Vendas e Gestão de Pequenos Negócios (cursos e municípios contemplados podem ser conferidos aqui). A expectativa é que, para os próximos anos, esse mesmo modelo seja adotado em todo o programa.

O programa Novotec é voltado aos alunos do ensino médio da rede pública e tem carga horária total é de 200 horas/aula feitas em um semestre, de forma presencial, em áreas como TI, turismo, marketing, gestão e negócios, entre outras.

Serão priorizados estudantes mais próximos das escolas, que ficam a menos de 2km do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. Não haverá vestibulinho como forma de seleção.

Serviço

As inscrições devem ser feitas pelo site www.novotec.sp.gov.br até o dia 12 de fevereiro.

A primeira chamada das matrículas está prevista de 14 a 17 de fevereiro; as aulas começam em março.

Sobre o Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Presente mais de 300 municípios, a instituição administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 294 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológicos.

Sobre o PROA

O Instituto PROA é uma organização sem fins lucrativos que tem o compromisso de criar oportunidades reais e efetivas de desenvolvimento e produtividade para jovens de baixa renda. Fundado em 2007, o Instituto PROA é financiado pela iniciativa privada e já preparou para o mercado de trabalho mais de 5 mil jovens e continua acompanhando suas trajetórias. Dos seus formados no último semestre, mais de 90% ingressaram no mercado de trabalho e mais de 56% continuaram seus estudos após o Ensino Médio.

Governo de São Paulo fecha parceria de inovação tecnológica em Abu Dhabi

Governo de SP inaugura escritório comercial em Dubai