Prevê aporte estadual em projetos de influência regional que tenham foco na melhoria da competitividade da economia local e na geração de emprego e renda para a população.

Desta forma, apoia a elaboração de estudos e projetos voltados ao fomento do desenvolvimento regional do Estado, por meio de políticas públicas estruturadas com as governanças regionais, facilitando a geração e a disseminação de informações sobre a realidade social e econômica.

O programa contempla, ainda, projetos de infraestrutura e serviços públicos que tragam impactos relevantes no desenvolvimento regional.

+ COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA

Quem pode solicitar recursos

Autarquias, consórcios públicos municipais, fundações e associações de desenvolvimento regional e setorial, que deverão assumir uma contrapartida de 20% do valor da contratação do serviço.

Temas de interesse

Os projetos devem envolver estruturação de cadeias produtivas, qualificação profissional, apoio tecnológico, promoção do empreendedorismo e auxílio a micro, pequenos e médios empresários, além de programas de qualidade ambiental, ações em infraestrutura e serviços públicos.

Os interessados precisam apresentar também um projeto de desenvolvimento local que envolva pelo menos dois municípios.

Como solicitar

solicitação deve conter as seguintes informações: objetivos estratégicos, participantes, metas, investimentos, expectativas de resultados e impactos regionais ou inter-regionais.

Os estudos e projetos podem adotar as seguintes formatações:

1. planejamentos estratégicos regionais;

2. estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, como suporte à implantação de ações voltadas à estruturação do desenvolvimento regional ou inter-regional;

3. projetos de qualificação ou requalificação profissional de trabalhadores;

4. projetos de modernização tecnológica das cadeias produtivas das respectivas regiões;

5. projetos básicos ou executivos para a implantação, manutenção, expansão e melhoria de infraestrutura e serviços públicos com impacto relevante no desenvolvimento regional.

Onde solicitar

Os projetos deverão ser encaminhados para:

Coordenadoria de Desenvolvimento Regional
Avenida Escola Politécnica, 82- Jaguaré- São Paulo
T+ 55 (11) 3718-6661
F+ 55 (11) 3718-6668

Mais informações

Confira o decreto nº 56.413/2010 que instituiu o Programa Estadual de Fomento ao Desenvolvimento Regional.