O programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho oferece aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual a oportunidade de inserção no mercado por meio de estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos.

O estágio permite que o estudante tenha o primeiro contato com o mundo do trabalho e que, por meio do aprendizado, adquira habilidades específicas e experiência e agregue novos valores à sua formação.

Quem pode participar

Estudantes de 16 a 21 anos da Região Metropolitana de São Paulo e das cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Anhembi e Ariranha regularmente matriculados e com frequência efetiva no ensino médio da rede pública estadual.

Bolsa

O estudante recebe bolsa-auxílio paga pelo Governo do Estado de São Paulo no valor de R$ 65,00, mais seguro de vida e acidentes pessoais. Também recebe da empresa o valor mínimo de R$ 3,13 por hora estagiada, mais o vale-transporte.

Duração e carga horária

O estágio tem duração de seis meses – prorrogáveis por igual período -, com carga horária de quatro, cinco ou seis horas diárias.

Critérios de seleção

Para cada oportunidade disponibilizada pelas empresas, o programa encaminha três estudantes da escola mais próxima do local de trabalho. O critério de envio se dá mediante a classificação do jovem no ranking socioeconômico que é definido no momento da inscrição.

Como participar

A inscrição do jovem pode ser feita na secretaria da escola em que ele estuda ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br.

As empresas também devem se cadastrar no portal para ofertar vagas.