Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) tem hoje uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear com resultados que vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população.

O IPEN vem conduzindo um amplo e variado programa de pesquisas e desenvolvimentos em áreas como Biotecnologia, Física Nuclear, Radioquímica, Materiais Avançados, obtenção e preparação de cerâmicas especiais, biomateriais e crescimento de monocristais para o uso em lasers.

Trata-se de uma autarquia do governo paulista gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Governo Federal. O IPEN cupa uma área de 500.000 metros quadrados no campus da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, sendo as instituições parceiras na condução de programas de pós-graduação.

Superintendente: Wilson Aparecido Parejo Calvo
+55  (11) 3133 9000
https://www.ipen.br/