Programa da USP abre inscrições para ajudar estudantes no vestibular

‘Vem pra USP!’ ajuda a melhorar desempenho escolar e a vivenciar o ingresso na universidade; inscrições vão até 24 de julho

Alunos do Ensino Médio das escolas públicas de São Paulo, incluindo as Etecs, institutos federais e colégios de aplicação, podem se programar com as novas datas do “Vem pra USP!”, iniciativa que ajuda a melhorar o desempenho escolar e a preparação para o vestibular, mostrando aos estudantes que é possível ingressar nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo.

Para participar do programa, o estudante pode se inscrever gratuitamente na Competição USP de Conhecimentos (CUCo), uma prova realizada pela internet, até o dia 24 de julho, pelo site. O aluno também pode conferir as informações do programa e o regulamento da prova no site da competição.

Uma das vantagens de participar do “Vem pra USP!” é que o candidato consegue vivenciar como funciona o processo de ingresso em uma universidade pública, desde o formulário de inscrição, o acesso aos conteúdos abordados, até conhecer as possibilidades de auxílio no caso de possuir necessidades socioeconômicas. A CUCo é uma dessas experiências.

Prova online

O aluno participa de uma prova realizada pela internet, com 18 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas, ciências da natureza, matemática e língua portuguesa. Os alunos com melhor desempenho avançam para uma segunda fase, que geralmente é presencial na escola de origem, com testes das mesmas disciplinas. O nível de dificuldade das questões varia conforme o ano do ensino médio em que o aluno está.

Depois, como continuidade do “Vem pra USP!”, os estudantes mais bem classificados nas provas são premiados com monitorias de alunos da USP, isenção da taxa do vestibular, bolsas de pré-iniciação científica na Universidade, além de concorrer a vagas de estágio, entre outras vantagens. Professores, escolas e grêmios estudantis também recebem benefícios.

Além disso, os estudantes recebem informações sobre ações da universidade que viabilizam sua permanência, como bolsas e auxílios para que eles possam se manter até a conclusão do curso.

“A CUCo é mais que uma competição. É uma oportunidade. Ela busca despertar no estudante o interesse pelo curso superior e ainda oferece acesso para que ele complemente seus estudos e conheça um pouco mais do ambiente universitário”, ressalta ao Jornal da USP o vice-reitor da universidade, Antonio Carlos Hernandes, idealizador da ação.

Novo canal para dúvidas

Neste ano, devido à pandemia e à necessidade de distanciamento social, além da mudança nas datas, os organizadores da competição ainda avaliam reestruturar a segunda fase, que foi planejada para ser presencial nas escolas e vai precisar mudar caso as aulas não retornem.

“Este é um ano difícil e complicado para todos, estamos fora da rotina, mas precisamos de foco e concentração para cuidar da saúde física e mental no momento de pandemia”, destaca Herbert Alexandre João, coordenador da CUCo, ao Jornal da USP. Ele explica que a universidade manterá a competição, pois é importante para a USP continuar incentivando e premiando os estudantes de todas as escolas públicas e estaduais do Estado como forma de apoio para ingresso no ensino superior.

“Organizar uma rotina de estudos e ter uma meta e um projeto de vida são fundamentais para poder olhar pra frente e ter uma perspectiva de futuro”, indica o coordenador.

Uma novidade importante é que o “Vem pra USP!” disponibilizou em 2020 dois canais virtuais para auxiliar os estudantes. “Neste momento de distanciamento físico, criamos uma forma de nos aproximarmos virtualmente”, afirma Herbert.

Um deles pode ser acessado pela internet ou pelo aplicativo Telegram (t.me/vemprausp) e mostra novidades dos vestibulares, informações sobre escolha profissional e aulas de conteúdos cobrados nas provas, entre outros. Outro canal (t.me/CUCoUSP) tirará dúvidas dos estudantes sobre vários assuntos, desde como participar da CUCo, até questões sobre carreira e como se preparar para o vestibular.

Parceria

A CUCo é realizada numa parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Em 2019, o programa “Vem pra USP!” teve número recorde de inscritos. Foram quase 140 mil estudantes do ensino médio, oriundos de 3.619 escolas do Estado de São Paulo, localizadas em 602 municípios. Mais de 500 alunos participantes da CUCo foram aprovados para ingressar em um dos cursos de graduação da USP no último vestibular.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico http://vemprausp.org.br.