Mia Couto realiza palestra na Etec Santa Ifigênia, na Capital

Publicado em: 20 de setembro de 2019

Autor de mais de 30 livros, escritor moçambicano recebeu o Prêmio Camões, em 2013, e o Neustadt Prize, em 2014

Fonte: Centro Paula Souza

A Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital, recebeu nesta sexta-feira (20) o escritor moçambicano Mia Couto. Ele é convidado da edição especial do Programa Educativo Escola, Museu e Território, desenvolvido pelo Museu da Língua Portuguesa. O encontro reuniu alunos, educadores, coletivos de leitura e parceiros da iniciativa.

No evento, exclusivo para a comunidade escolar e convidados, Mia Couto conversou sobre sua trajetória e obras, incluindo seu processo criativo e suas inspirações. “Há vários processos. Pode ser uma coisa fortuita e circunstancial, como uma fala ou um olhar. É algo que aparentemente não tem história, mas é como um grão que depois se desenvolve. Assim se criam essas ligações caóticas”, explicou Couto.

Em sala, nas semanas anteriores ao evento desta sexta, professores e estudantes trabalharam títulos do autor, como O Fio das Miçangas e Poemas Escolhidos. Assim, os alunos puderam participar do evento com perguntas ao escritor. Ao ser questionado por uma das estudantes da plateia, ele deu suas dicas para os jovens que querem se aventurar pelo mundo da literatura e publicar livros. “Escreva todos os dias, mesmo que não esteja em um momento criativo. E sempre reescreva – todo escritor é um reescritor.”

A mediação do encontro foi feita pela educadora Janine Durand e pela mediadora de leitura Suilan de Sá do Vale. Representando a Etec, estiveram presentes os professores Bruno Evangelista, Tânia Moraes e Valteir Vaz e as alunas Amanda Lima, Raquel Assunção e Mariah Ferreira.

Autor de mais de 30 livros, Mia Couto já recebeu prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Camões (2013) e o Neustadt Prize (2014). Seu romance Terra Sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século 20.

Programa Educativo Escola, Museu e Território do Museu da Língua Portuguesa é composto por um conjunto de ações que rearticulam o diálogo com jovens, educadores e vizinhos, antes mesmo da reinauguração do museu, prevista para o primeiro semestre de 2020.

Até novembro, o programa vai mobilizar 23 escolas e 25 instituições de cultura da região do museu. As atividades abertas ao público são realizadas na Estação da Luz – veja programação completa em museudalinguaportuguesa.org.br.

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Programa Educativo Escola, Museu e Território tem como patrocinadores a EDP e o Grupo Globo, com apoio da CPTM, do Itaú Social e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura. A participação de Mia Couto tem apoio do Itaú Social, da editora Cia das Letras, da LiteraSampa e da Etec Santa Ifigênia.

Etecs e Fatecs participam da campanha Setembro Amarelo

CPS promove jornada de palestras e oficinas sobre criatividade