O que fazemos

Publicado em: 15 de abril de 2019

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos ao Estado de São Paulo com foco na geração de emprego e renda. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.

Criada em 1965, no decorrer dos anos passou por algumas alterações que resultaram na reformulação da sua estrutura.

Em 1987, foi denominada Secretaria da Indústria e Comércio. Um ano depois, foi extinta e renomeada para Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O turismo foi incorporado à pasta em maio de 2002, se tornando Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo. No mesmo ano, em junho, a área de turismo passou a ter sua própria secretaria.

Cinco anos mais tarde, em 2007, a Pasta passou a ter novos objetivos, como a geração de trabalho e renda, redução das desigualdades regionais, aumento da competitividade, fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais, micro, pequenas e médias empresas, além do estímulo à inovação tecnológica.

Já no início de 2011, o nome foi alterado para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e, dois anos depois, a nomenclatura da Pasta foi complementada com a palavra Inovação.

Em janeiro de 2019, incorporou a SERT (Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho), absorvendo suas atividades e alterando o nome para Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Em janeiro de 2023, as coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Ensino Superior e o Centro Paula Souza passaram compor uma nova secretaria, denominada Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Onde estamos

Avenida Escola Politécnica, 82, CEP: 05350-000, Jaguaré – São Paulo – SP
Fone: (11) 3718-6500


<< Anterior

Institucional

Quem somos