Estrutura

A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação é responsável pelas ações de estímulo à produção de pesquisa e inovação tecnológica no Estado, incentivando o desenvolvimento econômico e social com a ampliação das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Para isso, procura criar ambientes propícios para atração de investimentos (parques tecnológicos e centros de inovação) e geração de novas empresas, startups, (incubadoras de empresas), fazendo com que São Paulo continue sendo o Estado mais desenvolvido do País para competir e ser referência global em C&T&I.

Outra tarefa prioritária é contribuir para a aproximação do setor produtivo com os centros de conhecimento, tanto no âmbito estadual quanto no plano federal. Além de coordenar os principais programas do governo do Estado nas áreas de CT&I, busca articular projetos com importantes instituições de fomento e pesquisa como a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), com as políticas públicas do governo.

A Coordenadoria, por sua vez, também é responsável por manter o diálogo permanente com a comunidade científica, empresarial e governamental. Toda a promoção da pesquisa científica, tecnológica e inovação é feita sob a ótica do desenvolvimento econômico sustentável e da inclusão social.

Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Coordenador: Marcos Vinicius de Souza

Telefones: (11) 3718-6637


Programas da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI)

A Coordenadoria de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços, criada a partir do Decreto nº64.150,  atua como interlocutora do Governo do Estado de São Paulo para formular, propor e articular políticas públicas com foco na competitividade dos agentes econômicos no Estado de São Paulo.

A Coordenadoria atua de maneira transversal junto às demais áreas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de modo a conectar e otimizar as políticas públicas de cada setor da Secretaria.

Além disso, também atua em parceria com representantes do setor privado e da sociedade civil para identificar gargalos e necessidade de aperfeiçoamento de políticas públicas nos setores de produtividade, financiamento, desburocratização, sustentabilidade, entre outros, como foco na geração de emprego e renda, por meio do aumento quantitativo e qualitativo da atividade econômica no Estado de São Paulo.

Coordenadoria de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços   

Coordenador: André Marcos Favero
E-mail: cicos@sde.sp.gov.br
Telefone: (11) 3718-6701


Programas da Coordenadoria de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços (CICOS)

A Coordenadoria de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas promove ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, em especial por meio de iniciativas dirigidas às microempresas e empresas de pequeno e médio porte, estabelecendo parcerias com órgãos públicos e privados, visando à agilização de procedimentos de instalação, regularização, recuperação e crescimento.

Também fazem parte das atribuições da coordenadoria a coleta, a organização e a análise de informações que permitam promover a adequação do perfil e das necessidades dos micro e pequenos empresários às reais demandas do mercado, além da realização de estudos, produção e difusão de matérias e dados relacionados ao empreendedorismo.

Além disso, a coordenadoria exerce um papel de integração da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e dos órgãos de licenciamento do Estado com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Outra atuação da coordenadoria é por meio do programa Banco do Povo Paulista, que concede linhas de microcrédito para empreendedores de pequenos negócios, viabilizando o desenvolvimento social e econômico local e a geração de emprego e renda.

Coordenadoria de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas
Coordenadora: Jandaraci Araujo
E-mail: cempe@sde.sp.gov.br


Programas da Coordenadoria de Empreendedorismo e da Micro, Pequena e Média Empresa (CEMPEME)

A Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho atua para aproximar o cidadão do mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo. Além disso, fomenta a geração de emprego, qualifica e oferece oportunidades aos trabalhadores. A CERT transferiu suas funções à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, após a publicação do decreto 64.059, de 1º de janeiro de 2019.

A coordenadoria oferece diversos programas e serviços para viabilizar a colocação do trabalhador junto às empresas, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador, que oferece orientação ao cidadão e busca inserir a população no mercado de trabalho; o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF); o Time do Emprego, que orienta e prepara o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional dentre outros.

Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho
Coordenador: Ademar Bueno
Telefone: 3241-7004


Programas da Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho (CERT)

A Coordenadoria de Ensino Superior promove ações focadas no aprimoramento e na expansão do ensino superior no Estado de São Paulo, com a execução de programas voltados à formação de profissionais qualificados, de modo a contemplar as necessidades da população e as demandas do mercado de trabalho.

Estão entre as atribuições da coordenadoria elaborar estudos e diagnósticos no campo do ensino superior, manter diálogo permanente e realizar ações em parceria com a comunidade científica, para o desenvolvimento articulado do ensino superior no Estado.

Tem como objetivo, ainda, providenciar a produção, a análise e a difusão de informações pertinentes ao ensino superior. Uma das principais iniciativas desenvolvidas é o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que tem como foco a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado, por meio de cursos de Educação a Distância (EAD), ampliando o número e a abrangência geográfica das vagas ofertadas.

São entidades vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Coordenadoria de Ensino Superior:

Coordenadoria de Ensino Superior
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Anido
Telefone: (11) 3718-6510
E-mail: ces@sde.sp.gov.br


Programas da Coordenadoria de Ensino Superior (CES)

A Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante promove ações voltadas ao aprimoramento e à expansão deste campo no Estado de São Paulo, além de propor políticas de execução de programas e projetos relativos à formação de profissionais, sempre com foco na empregabilidade e geração de renda.

Também faz parte das atribuições da Coordenadoria a realização de estudos, diagnósticos, novas metodologias e materiais didáticos, com foco na capacitação profissional em concordância com as demandas de cada região e setor produtivo do Estado de São Paulo. Dentre os programas executados sob a responsabilidade da Coordenadoria destacam-se o Via Rápida, Novotec e o São Paulo Criativo.

Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante
Coordenador: Daniel Barros
Telefone: (11) 3718-6652


Programas da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante (CETTPRO)

A Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua estrategicamente para promover o crescimento econômico de forma homogênea em todo o Estado, para garantir a redução das desigualdades e potencializar as vocações regionais.

Para formatar ações coletivas voltadas ao desenvolvimento sustentável, exerce suas funções junto a diferentes atores sociais, públicos e privados, que colaboram em seus respectivos campos de conhecimento, formulando políticas públicas compatíveis com as vocações, potencialidades e características locais, a partir de um modelo de desenvolvimento integrado.

A coordenadoria atua, fundamentalmente, em duas vertentes:

Nas Vocações e Potencialidades Regionais, destaca-se na criação de novas oportunidades de desenvolvimento, na redução de diferenças socioeconômicas regionais do Estado e no apoio aos municípios, por meio de programas de incentivo a Incubadoras de Empresas, além de Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Já na linha de Incentivo ao Empreendedorismo, busca promover o fortalecimento da competitividade das empresas paulistas de forma articulada com entidades de representação empresariais e de ensino, pesquisa e inovação, com ênfase na defesa de micro, pequenas e médias empresas.

A SUTACO – Sistema Único de Trabalho Artesanal nas Comunidades também integra a coordenadoria, com o objetivo de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

Coordenadoria de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável
Coordenadora: Karina Bugarin
Telefone: (11) 3718-6661


Programas da Coordenadoria de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável (COPRODES)