Governo de SP disponibiliza R$ 10 milhões em microcrédito para os empreendedores de Paraisópolis

Publicado em: 16 de janeiro de 2020

Durante mutirão do Empreenda Rápido, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, também inaugurou Posto de Atendimento do Banco do Povo na comunidade

A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, inaugurou nesta quinta-feira (16), em Paraisópolis, um posto de atendimento do Banco do Povo na União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Durante o mutirão do Empreenda Rápido, também foi anunciado que o Banco do Povo irá disponibilizar R$ 10 milhões em microcrédito para os empreendedores locais.

Patricia Ellen destaca que o empreendedorismo é essencial no desenvolvimento de toda população paulista. “Todo mundo tem o direito de sonhar, e, mais do que isso, todos nós podemos tornar essa história realidade. Vamos transformar Paraisópolis em uma referência para o Estado de São Paulo, Brasil e também para o mundo”.

Além disso, na unidade, os empreendedores vão contar com linhas de crédito que têm taxas de juros a partir de 0,35% ao mês. O Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

Empreenda Rápido em Paraisópolis

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado também realizou, em parceria com o Sebrae-SP, o primeiro mutirão do Empreenda Rápido em Paraisópolis. O evento gratuito ofereceu aos empreendedores opções de linhas de crédito do Banco do Povo e da Desenvolve SP. A ação integra o Projeto Comunidade, anunciado em dezembro do ano passado. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Projeto Comunidade abrange mais de 30 ações integradas do poder público e investimento previsto de R$ 250 milhões em um grande pacote de obras e serviços em Paraisópolis, zona sul da capital.

“O objetivo do mutirão do Empreenda Rápido é promover o empreendedorismo e dar condições de trabalho para todos, oferecendo linhas de crédito com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país. Queremos que São Paulo seja o protagonista deste novo modelo de estado empreendedor”, ressaltou a secretária Patricia Ellen.

Na programação do evento, os empreendedores tiveram a oportunidade de participar de palestras voltadas à gestão de negócios, abertura de empresa e relacionamento com o cliente. Além disso, o Sebrae-SP também ofereceu orientação para a abertura de cadastro empresarial na categoria de Microempreendedor Individual (MEI).

O Centro Paula Souza, por meio do programa Via Rápida, realizou inscrições para os cursos de qualificação profissional, como Corte e Costura; Eletricista Instalador e Almoxarife e Estoquista, com 150 vagas no total. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site www.empreendarapido.sp.gov.br.

O mutirão do Empreenda Rápido tem como objetivo incentivar o empreendedor e promover a expansão de micro, pequenas e médias empresas através da concessão de linhas de crédito, cursos de qualificação em gestão de negócios e formalização de empresas.

Sobre o programa Empreenda Rápido

O Empreenda Rápido é um programa do Governo de SP, em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer tudo o que ele necessita para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado. O programa ainda conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Jucesp e do Centro Paula Souza. A iniciativa prevê qualificar 1 milhão de pessoas em gestão empreendedora por ano e conceder R$1 bilhão em microcrédito nos próximos 4 anos, por meio do Banco do Povo.

Sobre o Banco do Povo

É o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o programa credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

Sobre a Desenvolve SP

É a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que oferece crédito para as micro, pequenas e médias empresas paulistas, incentivando o crescimento da economia e a geração de emprego e de renda. As opções de crédito da Desenvolve SP atendem todas as necessidades da empresa financiando os projetos de investimento em ampliações e modernizações, a aquisição de máquinas e equipamentos e projetos. O destaque é a modalidade Crédito Digital que aprova capital de giro em até dois dias úteis.

Alunos da Etec Conselheiro Antonio Prado vencem prêmio Inovar

Projeto de extensão para professores na USP tem inscrições abertas até 31 de janeiro