Governo de SP abre 28 mil vagas para cursos virtuais dos programas de qualificação profissional

Publicado em: 1 de abril de 2020

Com quatro cursos rápidos e gratuitos, jovens e adultos têm oportunidade de estudar e se profissionalizar sem sair de casa

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 28 mil vagas abertas para os cursos gratuitos online dos programas de qualificação profissional Novotec Virtual e Via Rápida Virtual. Oportunidade é para que os jovens e adultos possam estudar e adquirir profissionalização, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), durante o período de recomendação pelo isolamento social como medida de prevenção ao Coronavírus (COVID-19).

Os interessados terão acesso a quatro cursos, com duração de 80 horas, oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em áreas de gestão e tecnologia de informação. São eles: Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial; Lógica de Programação e Banco de Dados.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas de ambos os programas têm previsão de início no dia 13 de abril e os cursos virtuais deverão ser concluídos em até dois meses. Para receber o certificado, o aluno deve completar toda a carga horária do curso virtual.

Novotec Virtual

O programa Novotec Virtual está com 10 mil vagas voltadas aos alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de abril através do site www.novotec.sp.gov.br.

Uma novidade é que, qualquer aluno que se inscrever no Novotec Virtual, terá acesso à plataforma da AWS Educate e poderá fazer adicionalmente outros cursos, como Introdução à Nuvem, Especialista em Integração de Dados e Desenvolvedor de aplicativos.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, os estudantes matriculados nos cursos presenciais do Novotec Expresso, temporariamente suspensos como parte dos esforços de combate ao COVID-19, terão prioridade. A certificação é pelo Centro Paula Souza.

Via Rápida Virtual

O Via Rápida Virtual está com 18 mil vagas para candidatos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. É necessário que tenham idade mínima de 16 anos, sejam alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de abril através do site www.viarapida.sp.gov.br.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza e as universidades USP, Unesp, Unicamp. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Sobre o Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Presente em 322 municípios, a instituição administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com 294 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológicos.

 


Tags Relacionadas

Notícias
<< Anterior

Governo de São Paulo vai usar Inteligência Artificial para medir o deslocamento populacional e avaliar os efeitos de medidas como a quarentena no combate à pandemia

Pesquisadores de SP se unem em força-tarefa para combate ao coronavírus