Centro Paula Souza promove jornada sobre patrimônio cultural

Publicado em: 4 de outubro de 2019

Fonte: Centro Paula Souza

Entre hoje e amanhã (3 e 4), o Centro Paula Souza (CPS) realiza a Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar, organizada pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica (Gepemhep), com apoio da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. O evento, realizado na sede da instituição, terá mais de 40 apresentações de estudos e pesquisas.

A palestra de abertura, com a professora da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo Maria Alice Pius, vai abordar o envolvimento de docentes no crescimento do campus. Nos anos 1990, época da construção de parte dos prédios que hoje abrigam a unidade, a educadora atuava na equipe técnica do Escritório-Piloto de Construção Civil da faculdade.

Outro destaque da programação é a apresentação do professor mexicano Francisco Hernández Ortiz, que fará uma comparação entre edifícios escolares do século 19 da Argentina e do México.

A coordenadora de projetos e do Gepemhep, Maria Lúcia Mendes de Carvalho, destaca a importância da troca de informações entre pesquisadores proporcionada pelo evento e a relevância do estudo da história da educação profissional e tecnológica. “Quem não tem passado não consegue avaliar o presente nem projetar o futuro.”

Exposição

Paralelamente ao evento, a sede administrativa da instituição exibe a mostra Centro Paula Souza (1969 a 2019): Preservação do patrimônio cultural e histórico-educativo para memórias e história institucional.

Aberta a visitação até 20 de outubro, a exposição conta em 11 painéis a história da instituição e apresenta documentos que nunca haviam sido expostos, como o relato da aula inaugural da Fatec São Paulo, proferida pelo então governador Abreu Sodré, em 3 de agosto de 1970. Traz ainda um relatório sobre os dez anos de atividades do CPS.

Serviço
Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar
Local: Centro de Capacitação do Centro Paula Souza
Rua General Couto de Magalhães, 145 – Santa Ifigênia, Capital
Data: 3 e 4 de outubro
Horário: 8 às 19 horas


Tags Relacionadas

Notícias
<< Anterior

Governo de SP oferece mais de mil vagas de trabalho para população em 50 cidades do Estado

Unesp: Alunos participam de curso de comunicação estratégica em Portugal